Casos de cuadro febril y casos de dengue identificados en dos hospitales de Tapachula, Chiapas México, agosto 2024
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No México, durante o ano de 2024, foi observado um aumento de casos notificados como prováveis de dengue e 20,3% deles foram confirmados laboratorialmente.
Tapachula é um dos municípios com mais casos de Chiapas, com uma taxa de 236 por 100 mil habitantes. Desde agosto deste ano, é realizado um projeto piloto de vigilância sentinela de doenças febris com a colaboração de dois hospitais deste município.
No período do estudo foram analisadas 521 fichas de atendimento de pronto-socorro. 44% dos pacientes apresentaram sintomas febris (44,0%) e 72,1% tinham suspeita de dengue, mas apenas 27,8% foram confirmados laboratorialmente.
Não encontramos diferenças significativas na distribuição por idade e sexo entre os grupos. A distribuição por local de residência também mostra uma grande sobreposição entre estes dois grupos, o que sugere fortemente que os casos febris também são de dengue
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.