Casos de cuadro febril y casos de dengue identificados en dos hospitales de Tapachula, Chiapas México, agosto 2024

Conteúdo do artigo principal

DANIELA BARAJAS
Jessica Citlalli Reyes Garduño
Sandra Caballero
María Hilda Ramos Vázquez
Daena Kaori Romero Moreno
Rosa Maza López

Resumo

No México, durante o ano de 2024, foi observado um aumento de casos notificados como prováveis ​​de dengue e 20,3% deles foram confirmados laboratorialmente.


Tapachula  é um dos municípios com mais casos de Chiapas, com uma taxa de 236 por 100 mil habitantes. Desde agosto deste ano, é realizado um projeto piloto de vigilância sentinela de doenças febris com a colaboração de dois hospitais deste município. 


No período do estudo foram analisadas 521 fichas de atendimento de pronto-socorro. 44% dos pacientes apresentaram sintomas febris (44,0%) e 72,1% tinham suspeita de dengue, mas apenas 27,8% foram confirmados laboratorialmente.


Não encontramos diferenças significativas na distribuição por idade e sexo entre os grupos. A distribuição por local de residência também mostra uma grande sobreposição entre estes dois grupos, o que sugere fortemente que os casos febris também são de dengue

Detalhes do artigo

Como Citar
BARAJAS, D., Reyes Garduño, J. C., Caballero, S., Ramos Vázquez, M. H., Romero Moreno, D. K., & Maza López, R. (2024). Casos de cuadro febril y casos de dengue identificados en dos hospitales de Tapachula, Chiapas México, agosto 2024. Revista Americana De Epidemiologia De Campo, 2(2), 1–4. https://doi.org/10.59273/ajfe.v2i2.10833 (Original work published 15º de outubro de 2024)
Seção
Notas preliminares sobre investigações de campo